10 maneiras de prevenir o abuso sexual de crianças



10 Conselhos para Prevenir o Abuso Sexual de Crianças







Desde quando seus filhos são pequenos você começa a ensinar que eles devem ter cuidado com coisas perigosas como o fogo, os objetos cortantes, os carros ao atravessar a rua, e muitos outros perigos que podem machucá-los. Mas, alguma vez você já se deu ao trabalho de fazer recomendações para prevenir sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes?

Desde os primeiros anos de vida você pode começar a ensinar aos seus filhos hábitos para cuidar do corpo e protegê-los de pessoas que podem fazer algum mal, colocando sua integridade em perigo. Leve em consideração os seguintes conselhos:
10 maneiras de prevenir o abuso sexual de crianças


1. Comece desde cedo a falar sobre as partes do corpo

Use os devidos nomes de todas as partes do corpo e ensine aos pequenos como elas são constituídas. Quando uma criança se sente confiante para nomear as partes do seu corpo, ela também terá confiança para contar a você se alguma coisa inadequada que possa ser considerada como uma ameaça aconte.

2. Fazer as crianças entenderem que algumas partes do corpo são particulares


Conte para elas que existem partes do corpo que não devem ser vistas por todas as pessoas. Explique que em alguns casos vai ser preciso que os pais e o médico possam vê-las, sempre com limites saudáveis e permitidos.


3. Ajude-as a estabelecer limites

Desde cedo as crianças devem saber que ninguém pode tocar suas partes íntimas, nem pedir a elas que toquem as de outra pessoa.Frequentemente os pais se esquecem da segunda parte dessa premissa, e é exatamente assim que começam muitos casos de abuso: com o agressor pendido para a criança encostar no seu corpo.


4. Diga que segredos sobre o corpo não são permitidos

Na maioria dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, o abusador pede ou obriga a vítima a manter a situação em segredo. O mais recomendável para evitar isso e prevenir o abuso sexual de crianças é dizer a elas que absolutamente ninguém pode fazê-las guardar segredos sobre seu corpo.


5. Estabeleça um código com seus filhos que possa ser usado em uma situação desagradável

Use uma palavra ou uma frase chave que signifique um sinal de alerta de que seus filhos se sentem inseguros ou incomodados com uma pessoa ou um lugar.


6. Garanta aos pequenos que nunca haverá repreensões se contarem um segredo sobre o próprio corpo

Muitas crianças não falam aos seus pais que estão sendo vítimas de algum tipo de abuso, ou de contato inapropriado porque pensam que eles as repreenderiam.

Lembre-as de que sempre podem confiar em você e que o que elas contarem não vai criar mais problemas.


7. Separe um tempo para conhecer as pessoas que convivem com seus filhos

É conveniente que você saiba quem são os amigos, os professores, os pais dos amigos dos seus filhos, e qualquer outra pessoa que tenha uma relação constante com eles. Assim você terá uma ideia mais clara do contexto da vida dos seus pequenos.



8. Tenha cuidado com os meios de comunicação

Atualmente é bastante comum ver notícias e publicações sobre abuso infantil e, nessas situações você deve explicar às crianças o que acontece e como elas deveriam agir caso alguma coisa parecida aconteça com elas.

9. Escolha cuidadosamente as pessoas que vão cuidar dos seus filhos, sejam estes crianças ou adolescentes

Seja uma nova escola, uma babá ou uma aula extra, é fundamental que você se informe bem e que estabeleça contato com o professor ou a pessoa responsável pela integridade do seu filho enquanto ele estiver envolvido nessa atividade.

10. Mostre interesse pela vida cotidiana do seu filho

Encontre momentos para perguntar aos seus filhos como foi o dia, com quem se encontraram, quais atividades realizaram e se estão bem emocional e fisicamente. Construir intimidade e confiança vai ajudar seus filhos a falar abertamente sobre qualquer tema com você.

O abuso sexual infantil é uma realidade que não está tão isolada como poderíamos pensar, por isso é tão importante educar crianças e adolescentes confiantes e preparados para enfrentar qualquer tipo de situação.

Ensinar sobre os cuidados com o próprio corpo é fundamental para prevenir qualquer tipo de abuso. Mantenha uma comunicação aberta com seus filhos e procure sempre ter momentos disponíveis para conversar, sanar alguma dúvida e estar a par do que acontece com eles.

Lembre-se de que prevenir o abuso sexual em crianças também é combater a falta de informação e de comunicação na família.

https://soumamae.com.br

Veja no YouTube também:
https://youtu.be/4aZeMvVGoCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI:

Curso gratuito de Hamartiologia - A doutrina do pecado.

O Que é o Pecado e quais suas origens ? O Pecado surgiu na terra ou no céu ? A origem do pecado: Deus não pode pecar Ele é San...